Qual a função de um auxiliar de produção

Qual a função de um auxiliar de produção?

Qual a função de um auxiliar de produção?

Qual a função de um auxiliar de produção?

A função de um auxiliar de produção pode variar conforme o local onde ele trabalha, mas em todos os casos se mantém como uma figura de extrema importância para a cadeia de fabricação das indústrias. Presente em negócios de todos os portes e segmentos, o número de vagas para ela costuma ser bastante alto, e uma grande oportunidade para quem deseja voltar ou entrar no mercado de trabalho.

Se você é uma das pessoas com interesse em trabalhar como auxiliar de produção, então esse artigo é ideal! Nele explicaremos o que faz, quais são suas principais responsabilidades e quais as habilidades mais importantes para trabalhar como um. Além disso, falaremos sobre salários e onde encontrar as melhores vagas. Leia até o final e confira cada informação!

Auxiliar de produção: o que faz?

O auxiliar de produção faz uma série de atividades em toda a linha de produção de uma indústria. Entre elas tarefas ligadas a organização, limpeza, operação de maquinário, fiscalização e uma série de outros itens que veremos em maiores detalhes no tópico a seguir.currículo

Esse é um profissional essencial nas indústrias, que acompanha do início da produção até o envio dos materiais já finalizados. Apesar de ser uma função de base, ela é fundamental para o andamento e ritmo de uma série de outros processos realizados por outros profissionais. Em muitos casos acaba sendo uma função bastante buscada e ideal para quem deseja entrar no mercado de trabalho.

Quais as responsabilidades de um auxiliar de produção?

Por ser uma figura importante nos mais diversos tipos de fábricas, as obrigações de um auxiliar de produção podem mudar conforme o local. Entretanto, existem algumas responsabilidades que costumam ser comuns na maioria dos ambientes, e falaremos mais a respeito delas a seguir. Confira!

Organização e limpeza

Para que os demais profissionais consigam realizar suas atividades com foco total, o auxiliar de produção fica responsável por organizar o ambiente e o manter sempre limpo. Essas são atividades essenciais tanto para a qualidade dos produtos manufaturados no local quanto para o bem-estar dos demais colaboradores.

Abastecimento de materiais em linha de produção

Sair em busca de mais insumos para a produção é algo que pode levar tempo, e acabar atrapalhando no ritmo de trabalho. Por isso, uma das funções mais importante do auxiliar é garantir que nenhum item fique em falta durante a rotina de trabalho. Dessa forma ele consegue facilitar as atividades durante toda a linha de produção.

Verificação de materiais em estoque

Já pensou estar em plena produção e precisar pausar toda a escala por falta de materiais? Para evitar problemas como esse, o auxiliar de produção fica responsável por conferir o estoque, e avisar caso seja preciso providenciar algum item. Para isso pode ser necessário utilizar planilhas, programas de controle ou mesmo organização em papéis impressos.

Organização de itens usados na linha de produção

Todas as ferramentas, equipamentos e materiais presentes na linha de fabricação devem estar nos lugares certos, e nos momentos corretos. Essa é outra atividade essencial para manter um bom ritmo de trabalho, e por isso o auxiliar de produção fica responsável por deixar sempre a disposição dos demais profissionais os itens necessários para cada etapa dos processos.

Controle de qualidade dos materiais em produção

Em uma rotina acelerada de fabricação é bastante comum que nem todos os produtos saiam exatamente como deveriam. Entretanto, esses objetos defeituosos não podem chegar ao público final, sendo da responsabilidade do auxiliar de produção que isso não aconteça.

Acompanhamento de práticas de higiene e segurança

Ambos são itens essenciais para garantir a qualidade dos produtos, e bem-estar dos funcionários, e que às vezes podem ser negligenciados devido à rotina intensa de trabalho. Para impedir que isso aconteça, e gere problemas, fica a cargo do auxiliar de produção lembrar a todos sobre sua importância.

Fiscalização do regulamento técnico da empresa

Existem muitos casos onde o auxiliar de produção trabalhará em um tipo de produção que exige extremo cuidado com a segurança, dele e dos demais colegas. Para garantir que todos fiquem seguros, cabe a esse profissional ficar atento a si e ao restante para que todos sigam corretamente as diretrizes do local, evitando acidentes perigosos.

Execução de manutenções corretivas e preventivas

Em muitos casos será necessário ao auxiliar de produção aprender sobre o maquinário utilizado na indústria, especialmente para realizar pequenos serviços de manutenção e concerto. Essa é uma atividade importante para que evitar atrasos durante na rotina de fabricação, já que ao paralisar um processo é possível que vários outros também fiquem prejudicados.

Operação de máquinas

O auxiliar está presente nos mais diversos tipos de produção, sendo muitos deles dependentes de maquinários para conseguir realizar a fabricação dos materiais. Sendo assim, uma de suas principais atividades em várias empresas onde é contratado é justamente operar essas máquinas de forma correta e segura.

Embalagem e envio

Outra etapa do processo de fabricação onde o auxiliar de produção pode ter responsabilidade é na embalagem e envio dos produtos. Ele também presta suporte na entrada e saída das unidades, tendo um papel importante na organização e controle dessas atividades.

Você também pode gostar: Perguntas e respostas para uma entrevista de emprego

Onde trabalha o auxiliar de produção?

O auxiliar de produção pode ser contratado para diferentes tipos de indústrias, tanto em tamanho quanto em tipo de produto produzido. Suas obrigações podem mudar conforme o segmento e tamanho da organização, se mantendo a característica desse profissional de acompanhar todos os processos de fabricação e sua função essencial dentro dela. A seguir explicaremos em um pouco mais sobre os tipos de indústria onde ele atua. Confira:

Indústrias de base

Também conhecidas como indústrias de bens de produção ou pesadas, as indústrias de base tem foco na fabricação de maquinários e materiais utilizados em outros modelos de fábricas. Elas possuem dois tipos principais, sendo elas: as de bens de capital, como as navais, metalúrgicas, petroquímicas e siderúrgicas; e as extrativistas, com foco na extração de matérias-primas como madeira, petróleo, carvão mineral e minério.

Indústrias de bens de consumo

Situadas próximas dos centros urbanos, visando facilitar o transporte das mercadorias, as indústrias de bens de consumo também são conhecidas como indústrias leves. Seu foco é na produção de itens que serão levados diretamente ao consumidor final através do comércio, sendo divididos em três classes. Sãos elas:

  • Bens duráveis: são aqueles que possuem tempo de vida superior a dois anos, como os eletrodomésticos, automóveis, eletrônicos, móveis, entre outros;
  • Bens semi-duráveis: possuem até dois anos de vida. Alguns exemplos são os telefones, roupas, calçados, entre outros;
  • Bens não-duráveis: Também conhecidos como produtos de curta duração ou consumo imediato. É o caso de itens como alimentos, produtos de higiene, cosméticos, remédios e outros.

Essas indústrias podem ter diferentes portes e processos de linha de produção, tornando as obrigações de seus auxiliares de produção personalizadas a cada local.

Indústrias intermediárias

Assim como seu nome dá a entender, as indústrias intermediárias fazem a ponte entre as de base e as de bens de consumo. Sua missão é transformar os materiais produzidos na primeira em peças prontas para serem utilizadas na segunda. Alguns exemplos são: motores, peças de automóveis, partes de computadores, placar eletrônicas, entre outros.

Indústrias de ponta

As indústrias de ponta produzem apenas itens de alta tecnologia, o que faz com que seja necessário contratar mão de obra qualificada. Entre os produtos fabricados por essas fábricas estão peças como: notebooks, computadores, celulares entre outros objetos relacionados a navegação, telecomunicação e aviação.

Graças a natureza dos itens produzidos nas indústrias de ponta, o auxiliar de produção que deseja ser contratado precisa de um preparo mais profundo. Entre os cursos que podem ser feitos está o técnico em mecatrônica, elétrica, eletrônica, e outros relacionados aos objetos produzidos no local.

Precisa de curso para trabalhar como auxiliar de produção?

Com exceção daqueles que buscam uma oportunidade em indústrias de ponta, não é necessário nenhum curso técnico ou superior para trabalhar como auxiliar de produção. A única exigência acadêmica costuma ser o ensino médio, e caso seja necessário treinamento é comum que eles sejam feitos na entrada do funcionário ao trabalho.

Entretanto, ter alguma preparação pode ser um diferencial positivo para se destacar nos processos seletivos. Sejam eles cursos profissionalizantes, técnicos ou mesmo de graduação. Lembrando que, existem, sim, casos onde é necessário ao menos um desses três itens para atuar como auxiliar de produção, por isso fique atendo a isso ao escolher em qual tipo de produção quer atuar.

Graduações como Gestão da Produção Industrial, Administração ou Engenharia da Produção, apesar de não serem obrigatórias, são excelentes para ajudar no crescimento da carreira. Com eles você pode conseguir chegar a posições como líder de equipe, assim como ir alcançando salários e cargos mais elevados na hierarquia com o passar dos anos.

Leia também: Currículo ou curriculum vittae?

Quais as principais habilidades pedidas para trabalhar como auxiliar de produção?

Para trabalhar como auxiliar de produção muitas vezes não é exigido um grande número de hard skills, conhecimentos técnicos ou acadêmicos, também chamados de competências. Entretanto, as soft skills, habilidades comportamentais, sociais e emocionais, são fundamentais para que suas atividades tenham uma alta qualidade. Aqui você confere as principais delas!

Proatividade

O auxiliar de produção possui um papel fundamental na rotina das indústrias, sendo uma peça chave para que o ritmo e constância do trabalho se mantenha sempre correta e saudável. Por isso, é necessário que ele esteja atento e preparado para se antecipar aos problemas, resolver situações e realizar suas tarefas de forma ágil e rápida.

Bom trabalho em equipe

Trabalhando em uma linha de produção é certo que o auxiliar precisará lidar com diversas pessoas, dos mais diferentes tipos e posições. Saber lidar com cada uma delas é algo essencial, especialmente para manter o clima agradável e os processos em pleno funcionamento.

Atenção aos detalhes

Um pequeno erro em uma cadeia de fabricação pode gerar graves problemas, seja ao faltar um material ou equipamento, errar no conserto ou operação de uma máquina, entre tantas outras situações. Por isso, uma das habilidades essenciais ao auxiliar, independente do tipo de produção feita na organização onde está, é a atenção aos detalhes.

Ser organizado

Na maioria dos casos uma das principais obrigações do auxiliar de produção será justamente a organização do ambiente. Não só isso, mas também dos materiais, ferramentas e equipamentos, e até mesmo do estoque. Sendo assim, um profissional nesse cargo deve ter grande facilidade com a organização.

Ter inteligência emocional

Ambientes de indústria exigem atenção, cuidado constante com a segurança e necessidades de colegas, além da pressão comum dos ambientes de trabalho. Saber lidar com essa pressão, e conseguir alcançar máximo rendimento apesar dela, é algo essencial a quem deseja trabalhar como auxiliar de produção. E essa é um dos efeitos da inteligência emocional.

Saiba mais: Dicas para cuidar da saúde emocional no trabalho

Flexibilidade e fácil adaptação

A rotina de trabalho de um auxiliar de produção exige que ele seja dinâmico, conseguindo se adaptar as situações e ter flexibilidade para lidar com elas. Ter agilidade nas atividades, ao lidar com problemas e resolver contratempos é algo essencial, e por isso uma das habilidades mais importantes para esse profissional.

Comunicação assertiva

Ter uma comunicação eficaz é algo fundamental a todo profissional, e se mostra especialmente importante a quem trabalha em uma linha de produção. Afinal, você terá contato com pessoas de todos os pontos do processo, e precisa conseguir transmitir e receber as informações de forma eficiente, respeitosa e clara.

Facilidade em operar máquinas

Como dito na lista de responsabilidades do auxiliar de produção, é bastante provável que ele precise ficar responsável pela operação das máquinas na linha de fabricação. Por isso, ter facilidade com esse tipo de atividade não poderia ficar de fora da lista de habilidades necessárias!

Saiba mais: O que são soft skills e hard skills?

Quanto ganha um auxiliar de produção?

O salário de um auxiliar de produção pode mudar conforme o tipo de indústria, região do país e modelo de empresa (privada ou pública). Além disso, existem três valores que podem ser considerados para se ter uma ideia do quanto esse profissional pode ganhar, sendo eles a média salarial, o piso salarial e o teto salarial.

O primeiro é calculado com base nos salários pagos aos profissionais dessa função contratados e demitidos nos últimos 12 meses. Eles são somados e divididos, e então se chega a uma média. Já o piso é o valor mínimo que esse profissional deve receber, considerando as 44 horas semanas definidas como jornada pelo regime CLT.

Enquanto isso, o teto é referente ao valor máximo que um profissional nessa função pode ganhar. No entanto, é importante lembrar que graduações e especializações podem fazer com que a remuneração aumente, por isso esses valores não são fixos. Além disso, podem mudar conforme a cidade e estado do país.

Considerando tudo isso, atualmente a média salarial de um auxiliar de produção é de R$ 1.374,00, seu piso é de R$ 1.288,02 e o teto salarial é R$ 2.198,98.

Onde encontrar vagas de auxiliar de produção?

Por ser uma função que não exige mais do que o ensino médio em grande parte dos casos, a função de auxiliar de produção se torna uma grande oportunidade a quem busca uma chance de começar a trabalhar. Se você é uma dessas pessoas, seja para entrar no mercado de trabalho, seja em busca de uma chance de voltar a ele, os sites de emprego são uma das melhores formas de encontrar essas vagas.

O BNE é o maior site desse tipo do país, tendo atualmente milhares de vagas para auxiliar de produção nos mais diversos tipos de indústrias e localidades do Brasil. Para se inscrever nos processos de recrutamento e seleção é bastante fácil. Você precisa apenas criar seu currículo no site, buscar pelas oportunidades e então clicar em “Candidatar-me”.

Fazendo isso você terá seu currículo enviado diretamente ao e-mail dos recrutadores, que irão analisá-lo e entrar em contato para a entrevista de emprego.

E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter conseguido esclarecer todas as suas dúvidas quanto a essa função tão importante. Nos conte nas redes sociais como está sendo a busca por vagas de auxiliar de produção! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem informado.

Até o próximo artigo! 💙

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *